Avançar para o conteúdo

Quinta Sinfonia

Actividades para um verão mais slow

Eu confesso que não sou nada uma pessoa de verão. Para mim o fascínio por esta estação do ano ficou bem lá atrás na minha infância. Mais ou menos ali na passagem para a adolescência, comecei a não gostar tanto do verão e esse sentimento arrastou-se até aos dias de hoje. Depois quando mudamos para a quinta comecei a ter mais noção das estações do ano e pelo menos comecei a fazer o esforço de espremer o melhor de cada uma. Verão incluído!

Por aqui o verão é sinónimo de muito trabalho. E também de muito calor! Mas também é a possibilidade de passar quase todo o dia fora de casa e de aproveitar ainda mais a natureza.

Hoje trago-vos ideias de algumas actividades que ajudam a abrandar e a viver mais a estação. Espero que vos possa servir de inspiração para tirar o pé do acelerador e disfrutar mais do momento presente.

Ir aos mercados de produtores da vossa zona.

Sim, sou suspeita para fazer esta recomendação, mas ir ao mercado de produtores no verão é assistir a uma explosão de cores e de variedade! O meu conselho? Vão bem cedinho que é quando há mais variedade e os produtos estão bem fresquinhos. Nós os produtores vamos sem dúvida agradecer a vossa visita e claro, as vossas compras! E não se esqueçam de trazer a vossa cesta e assim evitamos o uso de embalagens de um só uso.

Conservar produtos para o inverno

Cá em casa somos adeptos da cozinha de temporada mas tentamos sempre guardar sob a forma de conservas alguns produtos para poder consumir no inverno. Os nossos preferidos são os doces aproveitando a variedade de frutas do verão, o tomate em conserva para poder ter tomate de qualidade para usar nos refogados, os chutneys de verduras que dão um toque exótico ao frio inverno, entre outros. É aproveitar a variedade do verão e pôr mãos à obra para ter uma despensa bem recheada de produtos deliciosos!

Jantar fora

Aproveitar o jardim de casa, o terraço, o pátio ou simplesmente a varanda. A ideia é apanhar um pouco de ar e aproveitar as noites de verão. Deixar os telemóveis fora do alcance. Ouvir. Ser. Sentir. Respirar. Observar todas as tonalidades do céu, os laranjas, os rosas até que por fim cai a noite. Estar com os amigos, o namorado, o marido, a família, os vizinhos. E conversar, conversar muito!

Ir apanhar amoras

Ir apanhar amoras são só mesmo vantagens (se não nos picarmos, claro!): podemos apanhar fruta fresca e consumi-la no momento com todas as suas propriedades e ao mesmo tempo estamos no meio da natureza a fazer uma actividade com as mãos e que exige alguma concentração para não nos picarmos. Escolham sítios onde não se usem pesticidas e tenham cuidado para não se picarem muito!

Ler debaixo da sombra de uma árvore

Pode ser no campo ou na cidade em qualquer parque onde haja uma sombra agradável. É só levar uma manta e um bom livro e desfrutar de um momento de tranquilidade.

Fazer uma sesta à sombra de uma árvore

E que tal fazer aquela sestinha à sombra de uma árvore?! Eu sou fã da sesta desde sempre mas fazer uma sesta debaixo de uma árvore já é luxo total!!

Ir apanhar flores

Há algo mais relaxante que caminhar pelos campos e ir apanhando flores pelo caminho? A natureza brinda-nos com uma grande variedade de flores silvestres com as quais podemos fazer lindos ramos que alegram as nossas casas.

Só me resta desejar-vos um excelente verão! Espremam-no ao máximo. Aproveitem para abrandar e para fazer coisas simples mas prazenteiras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *