Neste post vamos ensinar-te um método para plantar árvores de fruto com vistas a obter os melhores resultados.
A Quinta Sinfonia é um paraíso de árvores. A verdade é que nunca conseguimos contá-las todas, mas posso dizer que temos árvores de fruto de quase todas as variedades que se dão nas nossas latitudes. Pessegueiros, oliveiras, limas, limoeiros, nespereiras. abacateiro, ginjeiras e a lista podia seguir!
Devido à orografia da quinta muitas árvores estão em zonas de difícil acesso já seja para as podas, já seja posteriormente para apanhar a fruta e por isso nos últimos anos temos tentado plantar algumas novas em zonas mais estratégicas.
No ano passado decidimos que este ano plantaríamos dois novos alperces. Aqui em casa adoramos esta fruta!
Estive a pesquisar várias formas de plantar de modo a que a árvore tenha tudo o que precisa para que nos próximos anos cresça com força e quando chegue o seu momento, dê abundantes frutos.
Encontrei o método que vou partilhar convosco já que me pareceu que tinha bastante lógica. Ao usá-lo, a promessa é que as árvores crescerão mais rapidamente e também mais fortes e como consequência os frutos serão mais abundantes.
Usamos este método com os dois alperces e à medida que as árvores vaiam crescendo, iremos dando feedback.
Primeiro começamos por cavar um buraco muito maior do que aquele que aparentemente faria falta. Segundo este método recomendam um buraco de entre uns 60-80 cm de largura e profundidade. No nosso caso chegamos a 70 cm. O objectivo de abrir um buraco destas dimensões é fazer com que a terra que ficará à volta da árvore, uma vez esta esteja plantada, fique mais solta e deste modo as raízes possam mais facilmente crescer tanto para os lados como para baixo, em busca dos melhores nutrientes. Com melhor “comida” a árvore crescerá melhor.
Uma vez o buraco esteja aberto, é conveniente deixá-lo curar ou seja deixá-lo aberto e exposto aos factores climatéricos. Essa cura pode ir desde 2 a 4 semanas.
No nosso caso, deixei os buracos abertos durante uns 2 meses. Na fotografia de baixo podem ver que um deles se tornou abrigo de uma salamandra!!
Um dos pontos chave deste método é o uso de um tubo como podem ver no esquema. Nós usamos um tubo de PVC que nos tinha sobrado de uma obra. O objectivo deste tubo é manter o oxigénio na parte debaixo do buraco. Esse oxigénio é essencial para alimentar os micro-organismos que vão ajudar a árvore a crescer melhor. O ponto chave do crescimento da árvore está na raíz e na possibilidade de que a esta cheguem todos os nutrientes.
Vamos então com o passo a passo:
Passo 1
Primeiro procedemos a preparar a terra que vamos colocar dentro do buraco. Nós usamos:
- terra que retiramos do buraco
- estrume de galinha já curtido
- húmus resultante da nossa compostagem
Passo 2
Pomos um pouco desta mistura no fundo do buraco. O propósito de ter esta mistura rica no fundo é que quando as raízes cheguem ao fundo, encontrem o melhor alimento possível.
Passo 3
De seguida, pomos em cima uma camada fina de gravilha ou pequenas pedras. Parece ser que a pedra favorece que se estabeleça uma corrente eléctrica no solo e consequentemente passe para a árvore.
Passo 4
Em cima da gravilha pomos o tubo de PVC e nas extremidades colocamos pedras para que o ar possa circular e o tubo não se encha de terra.
Passo 5
Em cima do tubo pomos a mistura que preparamos no passo 1 até fazer mais ou menos 1/3 do buraco.
Passo 6
Em cima dessa terra que enche 1/3 do buraco pomos umas quantas pedras.
Passo 7
Em cima das pedras voltamos a colocar a mistura que preparamos no passo 1 até fazer mais ou menos 2/3 do buraco.
Passo 8
Colocamos uma pedra grande em cima da mistura de terra, pomos uma pouco da mistura de solo do passo 1 à volta da pedra e acomodamos as raízes da árvore em cima da pedra. De seguida enchemos o resto do buraco com a mistura de solo do passo 1.
Passo 9
Uma vez já plantada a árvore, pomos à volta dela uma cobertura de mulch (palha, folhas secas, etc).
Passo 10
Regamos a árvore abundantemente sendo que nas primeiras regas pode-se misturar na água um enraizador.
Podes ver a nossa receita de enraizador natural de lentilhas aqui.
Depois é só ir tratando das árvores todos os anos, vê-las crescer e esperar que deem frutos.
Nas nossas redes sociais (instagram e newsletter) iremos dando notícias do seu crescimento.