Avançar para o conteúdo

Quinta Sinfonia

Espinafres à catalã

Gostam de receitas fáceis, nutritivas, rápidas e com pouco ingredientes? Se assim é, vão adorar esta receita!

Espinafres à catalã, é uma receita muito típica da Catalunha. As famosas Espinacas a la catalana! Por aquelas paragens o normal é comer um primeiro prato e um segundo e estes espinafres normalmente são servidos como 1º prato. Cá em casa muitas vezes fazemos um pouco mais de quantidade e serve-nos como prato único.

A receita original leva somente espinafres, passas, pinhões, sal, pimenta e azeite. Nós cá em casa gostamos de pôr também uns dentes de alho e o toque de um pouco de presunto mas isso claro, já fica ao critério de cada um.

Ingredientes (para 2 pessoas)

1 kg de espinafres

75 g de passas

50 g de pinhões

2 dentes de alho

Azeite, sal e pimenta

Elaboração

Primeiro lavamos muito bem os espinafres para retirar-lhes toda a terra. Não de assustem se parece muita quantidade. Quando cozam, vão reduzir bastante!

Cozemos os espinafres com água e sal durante 5 minutos. Depois escorremos e passamos por água fria para que conservem a sua cor verde. Voltamos a escorrê-los para eliminar toda a água. Cortamos em pedaços pequenos e reservamos.

Numa frigideira tostamos os pinhões. É preciso ter cuidado de mexer constantemente para que não se queimem e fiquem amargos.

Quando já estejam tostados retiramos e podemos aproveitar a frigideira para saltear os alhos com um pouco de azeite até que estejam dourados. Acrescentamos as passas que previamente pusemos de molho em água para hidratá-las.

Quando as passas engordem, acrescentamos os pinhões, deixamos refogar um pouco e acrescentamos os espinafres. Refogamos tudo junto mantendo o lume brando.

Retificamos o sal e temperamos com pimenta preta.

Se quisermos a versão com presunto, quando se fritem os alhos, juntamos também o presunto cortado em bocadinhos.

Pode-se acompanhar com umas torradas de um bom pão ao gosto de cada um!

Bom apetite!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *