A sopa minestrone tem a sua origem na “necessidade” e os seus ingredientes vêm determinados por aquilo que se encontrava na despensa: a cenoura, as ervilhas, o aipo, a cebola, etc mas na verdade podem-se utilizar todas aquelas verduras que se tem à mão.
A base desta sopa é um caldo de frango (podem consultar a receita aqui). É uma sopa muito nutritiva porque para além dos nutrientes do caldo de frango, ainda leva uma série de verduras mais. E agora que estamos em plena época de ervilhas frescas é um bom momento para fazer esta receita.
Ingredientes (para 6 pessoas)
1,5 l de caldo de frango
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
3 folhas de louro
2 dentes de alho picados
Um pouco de salsa picada
2 talos de aipo, limpos e cortados em rodelas
2 cenouras grandes, grosseiramente picadas
1 cherovia, grosseiramente picada
2 alhos francês, limpos e cortados em rodelas finas
200 g de ervilhas
12 esparguetes, cortados em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de vermute
Sal e pimenta q.b.
Elaboração
Colocamos o caldo de frango num tacho grande e deixamos que ferva.
Noutro tacho grande, aquecemos o azeite e refogamos a cebola durante 5 minutos o até que esteja dourada. Incorporamos as folhas de louro, o alho e a salsa e mexemos. Acrescentamos o aipo, a cenoura, a cherovia e o alho francês e refogamos até que as verduras fiquem ligeiramente moles.
Deitamos o caldo de frango quente no tacho e deixamos que ferva. Colocamos as ervilhas, o esparguete e o vermute e deixamos ferver a lume brando durante 20 minutos o até que as verduras estejam tenras. Temperamos com sal e pimenta e está pronto a servir!