No projecto que desenhamos para a reforma da casa da quinta muita coisa foi mudando ao longo destes últimos anos mas houve uma que sempre se manteve como certa: que o telhado da casa fosse uma cobertura verde.
Fotografia de Annie Spratt em Unsplash
O que são os telhados verdes
Os telhados verdes são uma camada de vegetação plantada sobre um sistema impermeável instalado no telhado de um edifício. Podem ser desde edifícios públicos, a escritórios, apartamentos, casas, fábricas, etc.
Photo by CHUTTERSNAP on Unsplash
Benefícios dos telhados verdes
Os telhados verdes têm uma série de benefícios não só ecológicos mas também relacionados com aspectos arquitetónicos:
Diminuem a poluição e purificam o ar
Sobretudo nas grandes cidades em que a poluição pode causar uma série de doenças devido aos óxidos de nitrogénio, ao monóxido de carbono entre outros.
As plantas dos telhados verdes captam o CO2 do ar e convertem-no em oxigénio, purificando deste modo o ar.
Melhoria do sistema de drenagem
Imaginemos que nas cidades do futuro a maioria de edifícios está coberto por um telhado verde. Quando chove, a água da chuva é armazenada e eliminada mais tarde pelas plantas. Esta retenção e entrega atrasada da água da chuva podia evitar cheias em épocas de chuvas excessivas.
Redução da temperatura ambiente
As plantas absorvem a radiação solar: 50% é absorvida e 30% é reflectida o que evita que a superfície do telhado seja aquecida pela radiação solar. Como consequência, a diminuição da temperatura do telhado evita o aquecimento no interior da casa. Se a casa está mais fresca não é necessário o uso de ar condicionado o que se reflecte numa poupança de energia. Por outro lado, no inverno evita que o calor que há no interior da casa, saia para o exterior.
Isolamento acústico
Um telhado verde actua como uma barreira de som. Absorve os sons o que reverte num ambiente mais tranquilo tanto no interior como no exterior da casa.
Aumenta a vida do telhado
A cobertura verde protege o telhado de influências externas como o sol, a chuva, o vento e as variações de temperatura e faz com que a vida do telhado aumente bastante sem que haja necessidade de tantas reparações.
Aumenta a biodiversidade
As plantas da cobertura verde são habitats ideias para atrair pássaros e insectos, especialmente nas cidades onde dominam o cimento e o asfalto.
Aumenta o valor de uma propriedade
A aparência natural e sustentável, combinada com uma redução dos gastos de energia e a extensão da vida do telhado, significa um aumento do valor da propriedade.
Embeleza a edificação e a cidade
Os telhados verdes melhoram esteticamente uma cidade o que se reflecte também num aumento da qualidade de vida com efeitos na saúde física e mental dos seus habitantes.
Photo by Phil Desforges on Unsplash
Desvantagens dos telhados verdes
Como podem ver as vantagens são muitas, no entanto também podemos enumerar algumas desvantagens:
Maior custo
O investimento para fazer um telhado verde é superior ao de um telhado convencional pois há mais etapas e mais materiais utilizados. Por outro lado, a estrutura para suportar o telhado tem de ser mais resistente para assegurar que aguenta o peso.
Manutenção
Um telhado verde necessita mais manutenção para garantir que a estrutura se mantém saudável. E também há a manutenção das plantas para que se mantenham bonitas.
Fonte: www.greenroofs.com (Chicago City Hall)
Tipos de telhados verdes
Os telhados verdes podem-se classificar em três tipos tendo em conta as técnicas de plantio que se usam:
Telhado intensivo
O solo é mais profundo podendo receber por isso plantas mais resistentes e com raízes mais fortes. Requerem uma manutenção mais elevada, semelhante a um jardim convencional. As plantas da cobertura verde intensiva podem ser herbáceas, sub-arbustos, arbustos e árvores.
Telhado semi-intensivo
Apresentam uma cobertura vegetal mista (intensivo e extensivo) e que requer uma manutenção moderada. As plantas da cobertura verde intensiva podem ser herbáceas, sub-arbustos, arbustos e árvores.
Telhado extensivo
Tem uma camada mais fina de solo e é indicado para plantas com raízes mais curtas ou radiculares. Uma vez instalado, requer baixa manutenção. As plantas ideais para um telhado extensivo são as suculentas e as herbáceas perenes.
Como fazer um telhado verde
Os telhados verdes estão compostos por 7 camadas:
1 – Placa do telhado
2 – Impermeabilização
3 – Lâmina anti-raízes
4 – Drenagem
5 – Lâmina filtrante: geotêxtil
6 – Substrato vegetal
7 – Plantas
Se bem que esta solução ainda é pouco implementada no nosso país, acredito que a tendência será para um aumento. É provável que chegaremos a um ponto em que haverá cada vez mais incentivos para construir edifícios com telhados verdes, especialmente nas cidades.
Nós já estamos a construir o nosso! Aquele que está projectado há 8 anos e que só agora conseguimos pôr em prática. Na próxima 6ª feira fiquem atentos! Mostrarei a parte que já está acabada, o processo e as nossas impressões até agora.