Avançar para o conteúdo

Quinta Sinfonia

Telhados verdes: o que são e os seus benefícios

No projecto que desenhamos para a reforma da casa da quinta muita coisa foi mudando ao longo destes últimos anos mas houve uma que sempre se manteve como certa: que o telhado da casa fosse uma cobertura verde.

Fotografia de Annie Spratt em Unsplash

O que são os telhados verdes

Os telhados verdes são uma camada de vegetação plantada sobre um sistema impermeável instalado no telhado de um edifício. Podem ser desde edifícios públicos, a escritórios, apartamentos, casas, fábricas, etc.

Photo by CHUTTERSNAP on Unsplash

Benefícios dos telhados verdes

Os telhados verdes têm uma série de benefícios não só ecológicos mas também relacionados com aspectos arquitetónicos:

Diminuem a poluição e purificam o ar

Sobretudo nas grandes cidades em que a poluição pode causar uma série de doenças devido aos óxidos de nitrogénio, ao monóxido de carbono entre outros.

As plantas dos telhados verdes captam o CO2 do ar e convertem-no em oxigénio, purificando deste modo o ar.

Melhoria do sistema de drenagem

Imaginemos que nas cidades do futuro a maioria de edifícios está coberto por um telhado verde. Quando chove, a água da chuva é armazenada e eliminada mais tarde pelas plantas. Esta retenção e entrega atrasada da água da chuva podia evitar cheias em épocas de chuvas excessivas.

Redução da temperatura ambiente

As plantas absorvem a radiação solar: 50% é absorvida e 30% é reflectida o que evita que a superfície do telhado seja aquecida pela radiação solar. Como consequência, a diminuição da temperatura do telhado evita o aquecimento no interior da casa. Se a casa está mais fresca não é necessário o uso de ar condicionado o que se reflecte numa poupança de energia. Por outro lado, no inverno evita que o calor que há no interior da casa, saia para o exterior.

Isolamento acústico

Um telhado verde actua como uma barreira de som. Absorve os sons o que reverte num ambiente mais tranquilo tanto no interior como no exterior da casa.

Aumenta a vida do telhado

A cobertura verde protege o telhado de influências externas como o sol, a chuva, o vento e as variações de temperatura e faz com que a vida do telhado aumente bastante sem que haja necessidade de tantas reparações.

Aumenta a biodiversidade

As plantas da cobertura verde são habitats ideias para atrair pássaros e insectos, especialmente nas cidades onde dominam o cimento e o asfalto.

Aumenta o valor de uma propriedade

A aparência natural e sustentável, combinada com uma redução dos gastos de energia e a extensão da vida do telhado, significa um aumento do valor da propriedade.

Embeleza a edificação e a cidade

Os telhados verdes melhoram esteticamente uma cidade o que se reflecte também num aumento da qualidade de vida com efeitos na saúde física e mental dos seus habitantes.

Desvantagens dos telhados verdes

Como podem ver as vantagens são muitas, no entanto também podemos enumerar algumas desvantagens:

Maior custo

O investimento para fazer um telhado verde é superior ao de um telhado convencional pois há mais etapas e mais materiais utilizados. Por outro lado, a estrutura para suportar o telhado tem de ser mais resistente para assegurar que aguenta o peso.

Manutenção

Um telhado verde necessita mais manutenção para garantir que a estrutura se mantém saudável. E também há a manutenção das plantas para que se mantenham bonitas.

Fonte: www.greenroofs.com (Chicago City Hall)

Tipos de telhados verdes

Os telhados verdes podem-se classificar em três tipos tendo em conta as técnicas de plantio que se usam:

Telhado intensivo

O solo é mais profundo podendo receber por isso plantas mais resistentes e com raízes mais fortes. Requerem uma manutenção mais elevada, semelhante a um jardim convencional. As plantas da cobertura verde intensiva podem ser herbáceas, sub-arbustos, arbustos e árvores.

Telhado semi-intensivo

Apresentam uma cobertura vegetal mista (intensivo e extensivo) e que requer uma manutenção moderada. As plantas da cobertura verde intensiva podem ser herbáceas, sub-arbustos, arbustos e árvores.

Telhado extensivo

Tem uma camada mais fina de solo e é indicado para plantas com raízes mais curtas ou radiculares. Uma vez instalado, requer baixa manutenção. As plantas ideais para um telhado extensivo são as suculentas e as herbáceas perenes.

Como fazer um telhado verde

               

 

 

               Os telhados verdes estão compostos por 7 camadas:

 

              

                1 – Placa do telhado

 

                2 – Impermeabilização

 

                3 – Lâmina anti-raízes

 

                4 – Drenagem

 

                5 – Lâmina filtrante: geotêxtil

 

                6 – Substrato vegetal

 

                7 – Plantas

 

Se bem que esta solução ainda é pouco implementada no nosso país, acredito que a tendência será para um aumento. É provável que chegaremos a um ponto em que haverá cada vez mais incentivos para construir edifícios com telhados verdes, especialmente nas cidades.

Nós já estamos a construir o nosso! Aquele que está projectado há 8 anos e que só agora conseguimos pôr em prática. Na próxima 6ª feira fiquem atentos! Mostrarei a parte que já está acabada, o processo e as nossas impressões até agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *